Print Friendly, PDF & Email

O lucrativo mercado do envelhecimento para o personal trainer especialista em terceira idade

​Passando por uma academia de hidroginástica, busquei conversar um pouco com algumas senhoras que aguardavam o horário da sua aula. Havia homens e mulheres idosos, todos aparentemente já muito amigos devido à convivência.

Conversando com uma delas a respeito da importância da atividade física, senti uma enorme felicidade ao conhecer a sua história. De acordo com ela, sedentária durante toda a vida, havia parado de andar por causa de problemas circulatórios.

Afirmava que “naquele tempo” não existia academia e muito menos o hábito de se exercitar. Após o diagnóstico de que não poderia mais andar, resolveu começar a fazer hidroginástica para aliviar um pouco as dores que sentia e tentar perder peso.

Bem-estar e disposição

A surpresa? Em pouquíssimo tempo e de forma inesperada esta senhora recuperou o seu caminhar, a sua alegria de viver e fez inúmeras novas amizades na academia.

Certamente, os exames médicos também sofreram uma enorme revolução, juntamente à sua expectativa de vida.

​Um indivíduo graduado em educação física possui diversas opções de carreira para seguir e é bastante comum que algum tipo de público ou atividade chame mais a sua atenção durante a universidade. É de crucial importância que o profissional trabalhe com o público e atividade que se identificar mais.

Escolha sua área e seja especialista

Afinal, para fazer um bom trabalho é preciso amar e acreditar no que se faz. Muitos profissionais ficam indecisos entre áreas que estão em alta, que dão dinheiro ou simplesmente gostariam de investir em um público que apresente os resultados mais satisfatórios em termos de:

  • emagrecimento;
  • melhora de desempenho;
  • saúde;
  • e qualidade de vida.

Saúde por meio da atividade física

​A vantagem dos tempos atuais é que estamos ainda surfando em uma onda fitness. Depois que a ciência mostrou que atividade física e alimentação balanceada são mais importantes do que qualquer medicamento, as pessoas começaram a se conscientizar e se cuidar cada vez mais cedo, evitando excessos tanto quanto podem e eliminando as chances de contrair doenças graves com o passar do tempo.

Essas doenças oriundas do sedentarismo, da alimentação errada e do abuso de vícios como cigarro e álcool era, de fato, mais comum antigamente do que atualmente.

Aumento da expectativa de vida

O resultado disso? Temos um evidente aumento da expectativa de vida da população, que envelhece com saúde e com qualidade de vida que antes era atribuída somente a pessoas muito mais jovens.

A mídia nos mostra que a saúde ficava para segundo plano e que era mais importante desfrutar de certos prazeres momentâneos, mesmo que fossem bastante nocivos.

Personal trainer especializado em idosos – o mercado indica muitas vantagens

​O personal trainer que deseja agregar valor ao seu trabalho deve, necessariamente, definir um público para se especializar.

No caso dos idosos, um excelente exemplo é a gerontologia – especialização para profissionais com curso superior que estuda questões relacionadas ao envelhecimento e velhice, partindo de um olhar interdisciplinar.

Nesse caso, relacionar o conhecimento adquirido na educação física com a gerontologia é uma poderosa ferramenta que pode mudar a vida de muitas pessoas.

Torne-se uma referência em atividades para idosos

A especialização e a experiência na área garantem que o profissional seja referência e que seja procurado e indicado por um tipo determinado de clientes.

​A gerontologia também permite que se faça um estudo social dos idosos, de modo que o personal trainer, ao atendê-lo, saiba situá-lo em um contexto social mais ou menos aproximado.

Isso permite uma melhora eficaz na comunicação entre ambos e provê ao cliente um atendimento totalmente diferenciado.

A especialização em idosos e envelhecimento tem sido um dos maiores focos de academias e profissionais, devido à grande e crescente demanda pelo serviço.

O que é importante saber

É importante lembrar que uma das características mais marcantes do público idoso é que a saúde é a prioridade número um quando se trata de atividade física.

A estética certamente será um fator secundário, uma consequência da melhora do desempenho, da disposição, da eliminação do risco de doenças e da melhora da qualidade de vida, adquirida através da saúde.

Assim como atletas, os idosos valorizam um cuidado especial com o corpo e por essa razão, é importante deixar a balança de lado e observar as melhoras que são sentidas à medida que os treinos avançam, bem como a evolução da mobilidade, força, funcionalidade, flexibilidade, equilíbrio, resistência e até mesmo saúde psicológica.

O idoso de hoje

​A conscientização com relação à saúde, longevidade e qualidade de vida fez com que mudássemos nossa forma de enxergar os idosos e revolucionou uma figura social há muito imposta por fatores culturais.

Se fôssemos traçar o perfil do idoso de antigamente, certamente diríamos que ele fica em casa, possui hábitos que não podem ser modificados (alimentação e sedentarismo) e talvez poderíamos até incluir nessa imagem o cigarro, e o que é mais triste: uma vida relativamente curta.

Mudança de comportamento do público idoso

​Ao olharmos para os lados para observar os idosos de hoje, podemos enumerar diversas mudanças. A maioria deles gosta de fazer, pelo menos, uma caminhada a cada dois dias, para desfrutar de um gostoso fim de tarde. Não fumam, bebem pouco e aparentam ser muito mais jovens do que realmente o são.

Acompanham os filhos em viagens e programas divertidos, desfrutam das férias com os netos, cuidam da estética e possuem vida amorosa tão normal quanto à de qualquer outra pessoa. O idoso de hoje é sedento pela vida e pela saúde e não vê motivos para parar!

Novos hábitos

​O idoso moderno talvez seja o idoso que respeita o seu organismo, a sua saúde e que vive em sintonia com a sua natureza. É aquele que entende que hábitos antigos não significam nenhuma vantagem se não estiverem de acordo com uma vida saudável.

O idoso de hoje é o idoso que nos surpreende ao chegar aos 80 arrancando suspiros de inveja dos mais jovens com o seu vigor e esbanjando a alegria que se pode ter, acompanhando o dia a dia de toda a família com o máximo de lucidez possível.

Ele tem seus hobbies, possui amigos e não acredita que a idade seja um impedimento para ser feliz. E você, amigo personal, concorda com ele?

Deixe um comentário

Comentários