Print Friendly, PDF & Email

Ter um profissional Gerontólogo em sua academia pode lhe trazer vantagens e benefícios

Nas últimas décadas, o processo de envelhecimento da população tem sofrido notáveis transformações. Com a mudança do estilo de vida dos indivíduos e o aumento da expectativa de vida proveniente desses novos hábitos, o idoso dos dias atuais não é mais aquele velhinho sossegado, a passar anos a fio em sua cadeira, contemplando sentado e em repouso o modo como o mundo mudava, sem poder acompanhar quase nada e vendo-se, de repente, em um lugar para ele desconhecido e hostil.

A adoção de novos hábitos alimentares, o questionamento e abandono de vícios e o “novo” costume de se exercitar constantemente – trazido com a conscientização sobre os males que o sedentarismo pode causar – trouxe vigor ao idoso, que agora vive mais e vive muito melhor do que antigamente.

Atletas Idosos

Quem nunca reparou nos idosos “atletas” em pistas de caminhada, buscando academias e professores especializados e desfrutando tanto da vida quanto pessoas de qualquer outra idade?

Atualmente, aqueles que possuem o privilégio de não ser acometidos por nenhuma condição grave de saúde e são fisicamente ativos há bastante tempo arrancam suspiros de surpresa dos mais jovens, ultrapassando-os em velocidade nas pistas de corrida e demonstrando muito mais frequência em suas atividades físicas.

Saúde e Qualidade de Vida

É claro, tudo isso possui uma forte razão: para eles o objetivo do exercício é muito mais importante: saúde, qualidade de vida e funcionalidade.

Nesses casos, é extremamente comum que não aparentem a idade que realmente possuem, nos deixando com uma importante dúvida: será que os idosos que conhecíamos antigamente estavam envelhecendo de modo natural?

Devido a estas mudanças, o idoso de hoje representa uma nova demanda para o profissional de educação física especializado. Quem busca por um mercado em ascensão e gosta de priorizar a saúde pode encontrar sua verdadeira vocação na gerontologia, especializando-se no atendimento ao público idoso, que cresce a cada ano.

O público que mais cresce atualmente

A previsão que temos atualmente é que em 2030 o público idoso represente 20% de toda a população, de modo que a expectativa de vida ainda tende a aumentar.

Assim, o esperado é que as pessoas tendem a viver mais, melhor e com muito mais consciência a respeito de prevenção de doenças no dia a dia, evitando o consumo excessivo de alimentos nocivos à saúde e o sedentarismo.

Pensar que a mudança de hábitos pode realmente representar vida e saúde é extremamente gratificante para o profissional que contribuirá para que isso aconteça com os seus clientes. Ver este processo acontecendo é um dos fatores mais relevantes para a escolha desta profissão.

A gerontologia – como pode melhorar a sua academia?

Vamos por partes – o que é a gerontologia?

A gerontologia é a ciência que estuda o processo de envelhecimento humano, buscando atender às necessidades físicas, sociais e emocionais do idoso.

É importante ressaltar aqui que o profissional capacitado nesta área não é simplesmente aquele que possui uma certificação, mas sim aquele que cumpre a sua obrigação com o tato correto e que presta ao seu cliente o melhor atendimento.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o gerontólogo e o cuidador de idosos possuem funções bem diferentes.

Não é possível ingressar nesta profissão pensando que o público não vai apresentar uma demanda complexa. Os idosos possuem necessidades específicas e que exigem bastante conhecimento e desse modo, podemos entender que dentro do público idoso há diversos tipos de demandas que devem ser devidamente atendidas.

Como um gerontólogo pode contribuir com a sua academia?

Novas possibilidades de negócios

Ter um gerontólogo em uma academia nos dias atuais significa abrir as portas para um novo nicho. Os idosos são, de um modo geral – e devem ser – extremamente exigentes com esse tipo de serviço e certamente não escolherão uma academia que não preste um atendimento diferenciado ou cujo principal foco é a estética.

A prioridade do idoso é bem diferente dos outros públicos e ter um profissional que possa suprir essa expectativa é ainda mais vantajoso.

Porém, como dissemos anteriormente, um gerontólogo não é simplesmente um profissional certificado, mas aquele que sabe tratar o idoso de modo satisfatório ao mesmo tempo que cumpre com o seu dever de educador físico.

Profissional desejado pelos clientes

Por isso, gerontólogos que possuem experiência são aqueles que garantem, de um modo geral, o melhor serviço. A experiência e o sucesso na carreira significam, neste caso, que o profissional é apreciado pelos clientes.

O foco principal do gerontólogo e de todos os educadores físicos ou professores que trabalham com idosos é qualidade de vida e saúde. Por essa razão, sua responsabilidade pode ter um peso maior.

O gerontólogo experiente é o profissional que sabe dosar suas expectativas e entende que nem sempre o seu aluno conseguirá fazer o que foi proposto.

Ele lidará da melhor maneira ao perceber que os seus clientes amanheceram menos motivados e saberá como ninguém o que fazer para motivá-los novamente.

Este profissional certamente será um companheiro, alguém compreensivo e que considera cada melhora uma vitória. Ele sabe que o seu trabalho pode mudar para melhor a vida dos seus alunos e possui consciência do que isso significa.

Atendimento do cliente idoso

Quando sua academia tem um serviço para população idosa você deve entender como fazer um atendimento que leve em consideração as necessidades do cliente, desde da comunicação na hora da venda até em um produto específico.

Uma comunicação eficaz deve levar em consideração os valores e desejos do público idoso, e para que isso aconteça a empresa tem que conhecer e compreender seu público, como por exemplo, quais são as possíveis interferências que podem ocorrer.

No processo de envelhecimento a atenção dividida diminui, e isso significa que prestar atenção em duas coisas ao mesmo tempo fica cada vez mais desafiador.

Atendimento diferenciado

Outro exemplo de atendimento diferenciado é ter em sua academia uma avaliação específica, que leve em consideração as demandas, necessidades e que faça sentido para o contexto de vida do cliente.

Por isso, o gerontólogo pode ajudar muito a sua academia a se destacar, principalmente nos dias atuais. Na verdade, muitas academias já identificaram o aumento da população idosa no seu dia a dia e terão que se preparar para atender de forma diferenciada e assim fidelizar esse cliente.

Mercado promissor

Muitos empresários do ramo optam inclusive em abrir academias exclusivas para idosos, contratando profissionais especializados apenas neste nicho, de modo que a tendência é que a gerontologia cresça exponencialmente nos próximos anos.

Afinal, a dinâmica da sociedade muda, novas demandas surgem e sai na frente a empresa e o profissional que buscam atender a essas demandas, especialmente se tiverem uma causa tão nobre: garantir vida e saúde!

personal-trainer-especializado-em-publico-idoso

Marco Lopes
Gerontólogo e Personal Trainer

 

Deixe um comentário

Comentários