Print Friendly, PDF & Email

O diferencial do personal trainer com experiência – o público espera mais do que um bom treino

A carreira de personal trainer pode ser bastante promissora quando o profissional está decidido a agregar valor ao seu trabalho. Vivemos em uma época na qual a prática de atividade física está em alta.

Academias, centros e estúdios de treinamento estão lotados com a demanda crescente por saúde e qualidade de vida. Para o personal trainer, isso é excepcional.

No entanto, ele precisa mostrar que o seu trabalho é indispensável, o que nada tem de inverdade. Quando alguém contrata um personal, contrata também a segurança de fazer um exercício corretamente e o incentivo necessário para continuar ao perceber que está fazendo as atividades de forma eficiente.

Atendimento e atenção necessárias

Infelizmente, o que mais vemos por aí são salas de musculação abarrotadas de pessoas que nem sempre têm a atenção que necessitam. Poucos instrutores, pouca atenção e assistência.

Um personal trainer é um profissional autônomo. Ele precisa encontrar disciplina para criar seus próprios horários, definir sua própria agenda e aprender sozinho a lidar com os seus clientes. Precisa ser proativo a ponto de fazer novos cursos para aperfeiçoar suas técnicas.

Buscar se certificar cada vez mais para prestar serviços ainda melhores. O personal trainer possui a vantagem (para muitos) de aprender com as próprias vivências, ou seja, os próprios clientes. Com o tempo, passa a saber que um bom serviço vai muito além de passar um bom treino e conseguir fazer com o cliente o cumpra.

Ele aprende que o seu público são pessoas com objetivos, sonhos e necessidades e que é de suma importância ser um grande companheiro dessas pessoas, entender o que se passa em suas mentes e como a atividade física pode modificar as suas realidades.

O tato com o ser humano

No mundo em que vivemos atualmente, relações pessoais são coisas bastante raras. Na correria do dia a dia, acabamos por desvincular nossas vidas pessoais de nossas obrigações e vidas profissionais. O resultado disso é que nos tornamos indivíduos mais frios e nossas relações tendem a seguir esta mesma linha.

Por isso, não é incomum que um personal trainer seja contratado por pessoas que gostem muito de conversar, expor as suas ideias e procurem nele um amigo, um companheiro com o qual podem contar de vez em quando, ao menos para falar sobre coisas relacionadas ao corpo, à saúde e às atividades físicas.

Saber atender bem

O personal trainer experiente acaba por desenvolver-se nessa questão de ter tato com as pessoas. A vivência o leva a entender algumas necessidades que não são faladas, traçar alguns perfis silenciosamente e saber quando alguém depende mais de incentivos do que de qualquer outra coisa para começar a se exercitar e viver com mais saúde.

Exatamente por essa questão que mencionamos de as que as relações atuais tendem a ser tão impessoais, a capacidade de ter atitudes como perguntar como o seu cliente acordou no dia seguinte (por exemplo, algo que teoricamente não seria obrigação do profissional), podem fazer uma diferença enorme no resultado do trabalho e na vida do cliente como um todo.

Se você pretende se tornar um personal trainer ou já trabalha na área mas ainda não deu atenção para este aspecto, a minha recomendação é que você procure imediatamente compensar isso e buscar um conhecimento maior neste sentido.

A falta de tato, consideração ou atenção com o cliente pode fazer com que muitos profissionais desempenhem um trabalho melhor do que o seu e pode facilmente fazer com que você perca seus clientes para outros profissionais que talvez não são tão certificados e especializados quanto você é, mas que dão uma atenção sincera e exclusiva a cada um deles.

Sugestão de público

Por outro lado, se você trabalha na área há cerca de dez ou quinze anos e gostaria de selecionar melhor o seu público de modo a defini-lo, há grandes nichos que têm apresentado demanda crescente. Para o personal trainer experiente, que sabe prestar um atendimento completo, que é atencioso e cuidadoso com cada cliente, é interessante direcionar essas habilidades para públicos que saberão aproveitá-las muito bem.

Um exemplo claro são os adultos idosos: pessoas que têm desconstruído todos os nossos conceitos e preconceitos a respeito da idade e mostrado que a saúde e a longevidade são muito relativas e pertencem àquelas pessoas que fazem por onde buscá-las.

Especializando-se…

Academias especializadas em idosos têm aberto as portas e enchido as salas de clientes animados, empolgados e cheios de energia. Este público sempre opta por profissionais especializados, capacitados e experientes, que entendem bem os seus problemas e necessidades e sabem montar e passar treinos com a segurança de que suas expectativas serão supridas.

De um modo geral, este público possui dois objetivos: saúde e qualidade de vida. Por essa razão, os fatores estéticos ficam para segundo plano. Isso permite que você desenvolva treinos específicos para sanar estes objetivos e ir adaptando à medida que novas necessidades ou expectativas começarem a surgir.

Compreender de forma completa um determinado segmento leva tempo, dedicação e também um bom dinheiro, fiz essa escolha profissional há mais de 20 anos. Me formei em educação física, fisioterapia e gerontologia com um único objetivo: Entender para atender de forma eficiente.

O treinamento personal terceira idade tem como base as 3 áreas que me formei e mais todos o meus anos de atendimento, tem a proposta de encurtar o seu caminho e obviamente fazer você economizar dinheiro.

Conheça o treinamento capaz de tornar você um personal trainer especializado e com destaque no mercado

Personal Trainer Especialista em Público Idoso

Deixe um comentário

Comentários