Print Friendly, PDF & Email

Por que você deveria avaliar periodicamente seu cliente idoso?

As incapacidades físicas nem sempre levam a uma vida dependente, por que alguns indivíduos passam por fases com e sem dependência, durante seus últimos anos. Na verdade, um número significativo de pessoas idosas incapazes recuperam a independência; assim, não se deve supor que a ocorrência de incapacidade leve inevitavelmente ao declínio de saúde e do estado funcional.

Porém, a homeostase no idoso é facilmente perturbada,  e a cada novo desafio a ser superado fica mais difícil voltar ao seu equilíbrio uma vez que esses efeitos são cumulativos ao longo dos anos. O retorno ao estado de saúde tem um custo que pode afetar a sua expectativa de vida ativa e é nosso dever ficarmos atentos a essas manifestações.

É por isso que avaliar a capacidade funcional do nosso cliente idoso de maneira periódica é uma estratégia simples e de grande importância. Você não precisa de um instrumento de grande precisão ou de alto-custo, uma avaliação muito utilizada e de fácil aplicação é o teste de velocidade de marcha onde podemos escolher a distância conforme for o espaço que temos.

Teste simples para o cliente idoso

Você pode escolher 3, 4 ou 10 metros, o mais importante é avaliar o tempo que a pessoa percorre a distância, porém, podemos ir além e observarmos não só o tempo mais a qualidade de como ele faz isso… o ideal é que o teste aconteça com uma velocidade de marcha de 1m/s (em caminhada habitual).

Caso o indivíduo esteja acima desse tempo para percorrer a mesma distância fique atento, existe uma relação muito forte entre diminuição da velocidade de marcha com incapacidade funcional, mortalidade, internação e institucionalização. O importante é ficar atento para que possamos nos antecipar a possíveis eventualidades.

Treinamento Personal trainer para Terceira Idade

É exatamente isso que o meu treinamento personal terceira idade faz, nesse curso você entenderá quem é o seu cliente idoso, como avaliar e traçar uma prescrição de exercícios físicos com base científicas e levando em consideração o contexto de vida do seu cliente, ou seja, elaborar uma conduta em cima de suas necessidades e que faça sentido para ele.

Clique no banner abaixo e conheça todo o conteúdo do treinamento.

personal-especializado-em-publico-idoso

Deixe um comentário

Comentários