Print Friendly, PDF & Email

Se você é personal trainer precisa conhecer o lucrativo mercado do envelhecimento

Muitos preparadores físicos já perceberam o modo como a demanda do público idoso por atividade física aumentou nos últimos anos. O aumento da expectativa de vida está diretamente relacionado com esse fenômeno porque a atividade física é uma das causas da longevidade e quem tem interesse em viver mais e envelhecer com saúde, busca constantemente formas de se exercitar com segurança e da maneira correta.

Por essa razão, quando falamos de estilo de vida o idoso de hoje possui um perfil bastante diferente do idoso de antigamente: em vez de estar em casa descansando ou levando um dia a dia de sedentarismo, ele está nas ruas caminhando, correndo e andando em sua bicicleta ou mesmo lotando academias de natação, musculação, yoga, pilates e outros esportes. Alguns aproveitam as academias públicas e encontram nelas a oportunidade de se exercitar.

Idosos com complicações relativamente leves de saúde também são impelidos a se exercitar e não são só os médicos os responsáveis por isso. Temos em praticamente todos os veículos de mídia dicas para levar uma vida fisicamente ativa, ter uma alimentação balanceada e viver com mais saúde.

De um modo ou de outro, ver que o assunto circula e que os colegas aderiram a um estilo de vida fisicamente ativo também é uma grande motivação. No entanto, para quem utiliza a atividade física como complemento de algum tratamento deve se exercitar somente com o acompanhamento de um profissional especializado e com experiência em casos similares.

O profissional de educação física para idosos – personal trainer

A educação física é bastante abrangente e é importante que seus profissionais tenham foco naquilo que desejam desenvolver como carreira. Ter vários tipos de clientes que se encaixam em diferentes públicos-alvo não é uma boa ideia, assim como desempenhar diferentes funções dentro da área.

O ideal, especialmente para o personal trainer, é conseguir colocar o máximo de foco que puder em sua carreira. Ele pode começar definindo, primeiramente, se realmente deseja trabalhar como personal trainer. Estudar como este trabalho deve ser desempenhado do modo mais adequado é essencial para destacar-se perante a concorrência.

Um personal trainer bem sucedido é aquele que tem a agenda lotada! Para conseguir essa façanha, é preciso que você tenha diferenciais que faça o seu cliente ir até você e esses diferenciais invariavelmente consistem em bons resultados com outros clientes.

A escolha do público

Como você pode perceber, a carreira deve ser construída com cuidado e persistência. Depois que você determinar se quer mesmo ser um personal, vale a pena questionar qual é o público com o qual você gosta de trabalhar. Cada público exige um tipo de especialização diferente. Afinal, você não pretende ficar somente com o conteúdo da graduação, certo?

Depois que a faculdade acaba, um universo se expande para que o educador físico escolha o nicho no qual seu cliente pertence. Para escolher o público, é conveniente selecionar aqueles com os quais você possui maior afinidade. Depois, a escolha dependerá das perspectivas mercadológicas para este nicho: qual é a demanda atual e as previsões para os próximos anos?

O mercado já está saturado de profissionais que oferecem o serviço de personal trainer para este público? Há outras alternativas para o cliente que podem me prejudicar nesta área? Todas essas perguntas devem ser respondidas com base em bastante estudo e pesquisa.

Por que eu escolhi trabalhar com envelhecimento

Para trabalhar com envelhecimento, a satisfação em mudar a vida das pessoas deve ser maior do que tudo, pois este é o resultado mais relevante de trabalhar com o público idoso. Trata-se de clientes que estão a cada dia mais ávidos por saúde e por desfrutar de um corpo saudável.

Ter disposição para fazer as coisas que gosta é um dos principais objetivos pelos quais o público idoso busca a atividade física. Portanto, se você é muito ligado em resultados estéticos em primeiro lugar, é melhor procurar outra área. Escolhi esse público porque a satisfação de acompanhar a melhoria na qualidade de vida dos meus clientes faz com que tudo valha a pena.

Por essa razão, é preciso buscar especializações que priorizem a reabilitação e a longevidade. Trabalhar com idosos significa ter participação no aumento da expectativa de vida e mostrar a todos que o impossível é bastante relativo: só depende da vontade de cada um.

Dicas importantes para qualquer profissional

A escolha da carreira deve ir de encontro a uma série de fatores que definem o tipo de profissional que você será. Há profissionais bons e ruins em todas as áreas, há os medianos e há aqueles que têm sucesso financeiro, mas não tem conseguem realização pessoal. Quando falamos de prestação de serviço e contato direto com as pessoas, o cuidado e a atenção devem ser os melhores possíveis.

É importante que o profissional tenha tato e saiba lidar com o cliente, encaixando-o em seu contexto social e identificando suas principais necessidades. Uma prestação de serviços “crua”, provendo somente aquilo que o cliente foi “buscar” podemos encontrar em qualquer lugar a preços muito acessíveis.

Porém, quando pensamos em custo-benefício, o cliente acaba perdendo com isso e certamente não voltará mais, optando por buscar quem preste serviços melhores, ainda que mais caros.

Busca constante pelo conhecimento

Aprimorar-se, estudar e buscar novas certificações é tarefa de qualquer profissional nos dias atuais. Um profissional da educação física especializado em envelhecimento que sempre busca se atualizar e buscar estar por dentro das novas tendências já sugere ao cliente que conhece bem o seu público e que sabe desempenhar suas funções melhor do que muitos outros que permanecem estagnados em busca de clientes com baixas expectativas – que são raríssimos.

Por isso, queira ser sempre o melhor. Queira oferecer sempre o melhor. O cliente é o seu espelho e isso fará com que ele também queira dar a você o melhor dele, e isso é o que há de mais valioso para um personal trainer. Afinal, os objetivos do cliente acabam sendo também os seus e conseguir atingi-los em sintonia é gratificante tanto para um quanto para o outro!

Conheça o Treinamento Personal Trainer para a Terceira Idade. Prepare-se com um treinamento específico para Personal Trainer para Idosos.

Deixe um comentário

Comentários