Print Friendly, PDF & Email

A Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu uma estrutura para entender os determinantes do Envelhecimento Ativo. Existem seis dimensões (dimensão física, social, comportamental, pessoal, ambiente físico e serviços sociais) que são usadas para introduzir os desafios e oportunidades para o crescimento da economia de prata da União Europeia, citarei somente o determinante pessoal.

Assim como essas dimensões estão conectadas, os desafios e oportunidades para o crescimento da Economia Prateada também estão inter-relacionados. Gênero e cultura são vistos como determinantes transversais do envelhecimento ativo, por exemplo, moldando as expectativas no mercado de trabalho.

Ao considerar os desafios que os idosos enfrentam, é importante notar que a população acima de 50 anos (na Europa e EUA, a economia de prata inclui pessoas a partir de 50 anos) é um grupo heterogêneo. Neste grupo, muitos indivíduos ainda estão empregados, e continuarão por vários anos, enquanto outros já estão aposentados.

Para aqueles que estão aposentados, essa fase é muitas vezes um grande acontecimento na vida. Embora esse evento em si seja semelhante, os efeitos podem ser muito diferentes, dependendo da condição e das circunstâncias de um indivíduo.

A esperança de vida aumentou substancialmente em toda a União Europeia (em todo mundo também)  e, em média, a esperança de vida ao nascer é de 78 anos para os homens e de quase 84 anos para as mulheres (na UE). No entanto, a esperança de vida aos 65 anos para os homens é de 18 anos e para as mulheres é de 22 anos, com 8,6 anos de vida saudável esperados para ambos. Isso significa que, em média, aos 65 anos, os idosos só podem esperar viver menos da metade dos demais anos de boa saúde. Em outras palavras, a expectativa de vida aumentou relativamente rápido, em contraste, os anos de vida saudável estagnaram em grande parte na Europa.

Os determinantes comportamentais, como alimentação saudável, atividade física, bem como o uso de medicamentos, são fundamentais para um estilo de vida ativo e saudável. Prevenção de problemas de saúde, e não somente tratar a doença, será cada vez mais importante não somente na Europa mas também em todo o mundo, inclusive no Brasil que passa por essa transição demográfica de forma muito mais rápido se compararmos com Europa.

Embora seja importante começar a viver de forma saudável no nascimento, é demonstrado que mudanças positivas no estilo de vida, mesmo em anos posteriores, podem trazer benefícios para a saúde. Além disso, soluções de envelhecimento ativo e saudável também podem desempenhar um papel no tratamento de doenças.

(INNOVATION CHALLENGES OF THE SILVER ECONOMY, Martin Zsarnoczky, 2017)

Marco Lopes
Personal trainer, Gerontólogo e Fisioterapeuta
11998998196

Aproveite o SUPER DESCONTO no curso Personal Trainer para a Terceira Idade, clique no banner e aproveite. Utilize o cupom de desconto: BLACKFRIDAY

BLack friday

Veja como ter acesso ao desconto:

 

 

Deixe um comentário

Comentários