Print Friendly, PDF & Email

Entenda a importância da execução correta dos exercícios físicos

Exercícios físicos de forma direcionada são importantes em qualquer idade. No entanto, é bastante comum encontrar academias lotadas de alunos praticando os exercícios sem direcionamento e com poucos instrutores para acompanhar. Praticar exercícios de forma errada pode, no melhor dos casos, fazer com que você gaste tempo e dinheiro sem nenhum resultado.

No pior? Pode fazer com que você tenha lesões sérias nos músculos e até mesmo nos ossos. É preciso ter bastante cuidado para executar atividades físicas, sempre dando atenção especial à postura e à respiração corretas para evitar que o exercício cause mais prejuízos do que benefícios.

Com relação à execução inadequada de atividades físicas, temos dois problemas: quando a causa é culpa do instrutor e quando é culpa do próprio cliente. Embora haja muitos profissionais negligentes com relação à execução das atividades nas academias, há também situações nas quais o aluno acredita que já sabe tudo a respeito de atividade física quando, na verdade, não tem muito conhecimento na área.

É importante ter a mente aberta para aprender com os educadores físicos e se o cliente acredita que não tem um bom atendimento na academia, é hora de contratar um profissional para fazer o acompanhamento detalhado do dia a dia na academia.

Idosos

No caso dos idosos a execução correta das atividades físicas é ainda mais importante. Um idoso não pode correr o risco de fazer exercícios errados e se lesionar, especialmente se a atividade for recomendação médica para complemento de algum tratamento específico. Por isso, é recomendável encontrar profissionais especializados na área para acompanhar a prática da atividade com o objetivo de prover maior segurança e resultado para o idoso.

Atualmente, é possível encontrar academias exclusivas para idosos, bem como personais trainer especializados em envelhecimento e que saberão exatamente o tipo de carga para cada exercício e o tipo de atividade que é mais conveniente realizar.

Sedentarismo

A prática incorreta de atividade física pode ser a principal responsável por desmotivar pessoas que desejam mudar os hábitos e levar uma vida fisicamente ativa. É comum que as pessoas consigam a força de vontade que precisam em um momento crítico e desejem aproveitá-lo, exagerando na dose já no primeiro dia e desistindo pelas dores que vêm logo no dia seguinte! Começar da maneira correta é essencial para que o indivíduo não se sinta tão mal após o exercício e não se lesione. Afinal, o objetivo da atividade física é trazer benefícios e não ser um completo sacrifício!

Faça o que você já sabe

Na dúvida, faça os exercícios que você já sabe fazer como caminhada e bicicleta. Não se arrisque em atividades que exigem técnica sem saber como fazer. Comprar halteres, anilhas e barras para se exercitar em casa pode ser uma boa se você já tiver alguma experiência nas academias e já tiver sido instruído a respeito da execução correta do exercício. Se quiser pegar alguma atividade na internet para reproduzir, escolha o que há de mais simples e reproduza o mais fielmente possível.

De todos os exercícios simples que conhecemos o melhor em todos os aspectos sempre será a caminhada quando você não tem nenhum acompanhamento. Andar é algo que já fazemos no nosso dia a dia e os riscos de lesão são mínimos. Sem falar que você pode encontrar inúmeras formas de tornar uma caminhada divertida e prazerosa, seja por escolher uma boa companhia ou um bom ambiente para se caminhar.

Aulas em academias

Este é um ponto delicado, porque teoricamente as aulas em academias deveriam garantir que todos os alunos fossem igualmente acompanhados. Porém, turmas cheias demais inviabilizam a avaliação correta da execução dos exercícios e o que pode acontecer é de um aluno aprender a fazer errado achando que está correto porque não foi corrigido pelo professor.

As aulas em academias são uma excelente ideia, desde que o acompanhamento seja bom o bastante para eliminar os riscos de execuções erradas. Em todo caso, se você realmente deseja tentar exercícios mais complexos em casa, é melhor ir a uma academia – mesmo que o acompanhamento não seja bom.

Contrate um personal trainer

Se você possui condições financeiras para contratar um personal trainer especializado no nicho em que você pertence, não pense duas vezes. O único contra que existe na contratação de um personal trainer é o custo, que é um pouco mais elevado. O atendimento deste profissional será exclusivo para o seu caso.

Ele acompanhará cada movimento e montará um treino baseado no seu histórico, nas coisas que você mais gosta e necessita e nos objetivos que você possui. Um personal trainer é também um motivador: ele poderá ajudar para que você se anime naqueles dias que você não tem vontade de sair da cama. Com um personal trainer os resultados são garantidos e eles vêm rapidamente. Considerando o custo-benefício, o investimento feito para a contratação deste profissional tem poucos riscos e o retorno é quase sempre garantido.

Menos pesos, mais resultados – o que importa é a execução!

A tendência que as pessoas possui é de relacionar a carga utilizada nos exercícios de musculação à eficiência do exercício e este pensamento é muito equivocado. Em primeiro lugar, cargas muito elevadas oferecem um alto risco de lesão e só são necessárias para atletas muito acostumados à atividade e que possuem o objetivo de hipertrofiar – ganhar massa magra (crescer).

Para quem deseja ter um corpo saudável, os pesos exagerados são dispensáveis e o que importa é a boa execução do exercício: o tempo que você leva para fazer cada repetição, o descanso, a respiração, a postura e a amplitude são fatores fundamentais a se levar em consideração quando pensamos em resultados.

Em muitos casos, as pessoas se machucam ao se exercitar achando que somente a custo de muita dor conseguirão ter corpos saudáveis. Corra desse raciocínio. A atividade física existe para proporcionar saúde e bem-estar e sentir dor durante o exercício vai totalmente contra o motivo pelo qual o fazemos. Portanto, o exagero nunca é bem vindo em nenhuma circunstância!

Deixe um comentário

Comentários